sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"UM MERGULHO DENTRO DE NÓS" (crítica)

Na sala de espera eu estava inquieta... Ouvia a trilha sonora, percebi as garrafas na escada, fui subindo... Estranhamento, sedução, coração na mão, torcida, pensei: Este espetáculo vai ser bom! A minha expectativa era grande, acompanhei cada foto postada pelo face (onde elas estão? Quem sabe um painel na entrada? Ficaram tão boas! Quem sabe no vídeo de abertura? Não sei ao certo) a trilha enfim...estava ansiosa.
O Tairone ali fumando (ops... Capitão Vargas) me intrigou... Já começou a mexer comigo. O teatro saindo do convencional palco, platéia, é demais, gosto muito!
A apresentação dos atores, aquele pano, a meia luz, as projeções... Deu muita vontade de entrar correndo, de estar e sentir aquela história pronta pra ser desvendada. E também pegar o melhor lugar... Diga-se de passagem, aquele ladinho ali onde as uvas são maceradas é pra mim onde acontece a cena mais brilhante: A do Nicolau sendo sacrificado... Caramba, aquela hora tive vontade de gritar, salvar, ajudar, chorei (algumas outras vezes tb!)... O espetáculo mexeu muito comigo... Me inquietou. Ah... E as folhas no chão... Me senti naquela vila ao ouvir o barulho cada vez q a plateia se mexia e antes de começar a peça.
Então começa:
Texto: Me recorda muito o filme “ A Vila”. As realidades são muito distantes... Me incomoda. Mas interessante em se tratando de histórias tão distintas que se cruzam de uma forma tão intrigante. E este é o papel da arte. Embarquei na história.
Direção: MARAVILHOSA! As marcações, as intenções, muito bom! Parabéns pro Zezinho Tb! Me surpreendeu!
Elenco: Boquiaberta... A memória que tinha era de comediantes e de atores lá da Cia... Fiquei impressionada com a interpretação... Lógico, 1º dia, nervosos e a gente sabe (só a gente sabe) o quanto ficam marcações pra trás e muitos detalhes que gostaríamos de aprimorar... Mas já era, o espetáculo tem q começar e NOW! Muito normal um detalhe aqui outro ali... Uma gaguejada. Ah... Mas nenhum olhar perdido... Todos ali dentro vivenciando e experenciando aquela atmosfera! O Tairone atuando. Que tudo! O Téo me arrepiava! Vontade louca de pegar ele no colo. O Sandro... Entre o bem e o mal (me intrigava profundamente) O Bruno... que salto! A Angélica, leva ela pro cinema mesmo! O Thiaguinho... Inteiro. A Lívia é muito boa! A Cibele arrebentou e o Luís... Gostei dele, muito bom também, eu não o conhecia. Enfim, elenco e interpretação 10!
Direção musical, arranjo, mixagem: Muito bom! Porém algumas horas o volume pode diminuir um pouco... Principalmente nas cenas próximas a porta da direita de onde está a mesa de som e luz. Ou os atores falarem mais alto... Perdi algumas falas. E a trilha do coração batendo... O meu batia junto.
Luz: Querido Villela mandou muito!
Cenografia e figurino: Compõe perfeitamente. As árvores secas, as garrafas, os livros... O barulho das garrafas... Mexe com todos os sentidos! Gosto do figurino, das cores, da produção da maquiagem e cabelos. Tá fiel à proposta.
Produção audiovisual: Ótimo! Gostei muito dos efeitos! Nossa... O espetáculo merece virar um filme um curta! Em um primeiro momento pensei: a tela de cinema pulou pra fora!
O material de divulgação é bem bacana!
Enfim, a peça tem q sair de JF. Fico imaginando ela na fundição, em algum galpão abandonado... Ou em alguma vinícola lá no sul...
Deu vontade de beber o vinho até mesmo pra tentar digerir tudo o que foi visto e sentido, vontade de entrar em cena a cada instante agonizante...
Uma produção pensada, impecável. Realmente JF merece um trabalho de qualidade a ser prestigiado, não desmerecendo ninguém , mas vocês são muito queridos e talentosos .
O trabalho em si me seduz. Mergulhar profundamente dentro de nós mesmos! Isso é bom!!! E dá-lhe auto-conhecimento.
Espero que a temporada seja de muito sucesso, crescimento e amadurecimento para
TODOS vocês! Parabéns à todos os envolvidos (sabemos que são muitos).

Carla Maria de Assis
(Atriz)

Um comentário:

  1. Concordo com a Carla, vcs precisam ir p/ o Rio.
    Sugeri ao Massafera o IFCS(ufrj), no Largo no São Francisco,centro do Rio.O aspecto do casarão lá em bem parecido com a Casa D'Italia e já foi usado pelos alunos como palco.

    Parabéns a todos!Produção,direção,atores:tudo de primeira!

    ResponderExcluir