terça-feira, 17 de agosto de 2010

"PARADOXOS INFERNAIS" (crítica)

“Ontem, horas antes de embarcar de volta para casa me encontrei “Entre Infernos”, de mãos dadas com meu anjo da guarda: Liliam Werneck. Um espetáculo da Cia. Putz, baseado no texto de Tarcízio Dalpra Jr., dirigido por Pablo Sanábio (meu eterno Pablito) e com a assistência do queridíssimo Zezinho Mancini. Uma aventura teatral inadiável na minha vinda de Agosto/10 em Juiz de Fora - MG. Se você ainda não viu, pegue seu anjo e/ou seu demônio mais próximo e AGILIZA o seu ingresso!
A sintonia e performance dos atores foram, indiscutivelmente, o highlight da minha noite fria de domingo na Casa de Itália. Sob desenho de luz do Iluminado Sebastião Villela (homem de MUITA luz), o espetáculo está contextualizado em um cenário e figurino de detalhes impecáveis. Estive entre, dentro, ao lado, acima e abaixo de cada elemento cenográfico, atores e atrizes. Por várias vezes tive vontade de levantar e entrar na cena. Tive vontade de ver o que estava dentro, de ler cada página aberta e rasgada, de beber o vinho da safra ruim, de escutar mais a música, de comer o pão, de falar daquele momento onde o raio de luz que o suco de laranja traz para o espetáculo inteiro, e vontade de tocar o sangue dos atores que conflituosamente reencarnaram seus próprios infernos. Um texto desvelado em uma retórica cuidadosamente (des)organizada. Um espetáculo onde a arte está sucumbida pela sensibilidade daqueles que o re-criaram.
Vou deixando o meu Brasil mais uma vez. Mas depois de ontem, sinto mais confortável de viver meus paradoxos infernais. Entre eles a duvida de embarcar ou não que agora ajoelha-se diante do poder que possuo de SEMPRE fazer escolhas...
PUTZ ! antes que eu me esqueça: MUITO OBRIGADO !!! Vocês são/estão demais.”

Márcio Alves
(Ator, professor e diretor de teatro. Atualmente mora em Nova York)

3 comentários:

  1. Que lindo gente!
    Parabéns pelo trabalho e sensibilidade.
    Bjs
    Vinícius Cristóvão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que JF vem crescendo no cenario cultural! Acompanho o trabalho do Tarcízio como mestre e fico feliz não so por ele mais por todos que estão juntos no trabalho, depois de tal crtica vou dar o meu jeito de sentir a peça!

    ResponderExcluir
  3. Tivemos essa vivência juntos, comemos e bebemos "Entre Infernos" em cada uma das iguarias por ela oferecidas. Amei ser o seu anjo, Márcio! Amei cada detalhe do espetáculo, que realmente dá vontade de entrar!! Que prazer, quero ver de novo!! E de novo!!!

    ResponderExcluir